-->

Dicas Maromba

3 de agosto de 2017

CAFEÍNA FAZ MAL?

cafeína e musculação
A cafeína, juntamente com o sal e a água, são os ingredientes mais comuns na dieta humana. A cafeína está presente em diversos alimentos como no café, no chá, no refrigerante, em bebidas alcoólicas, em sorvetes e em diversos medicamentos analgésicos e estimulantes. E é claro, suplementos.

E isso é bom, pois a cafeína pode melhorar sua concentração e aumenta sua disposição. Mas o problema é que a cafeína acabou ganhando uma má fama, dentro e fora das academias. Mas estudos tem derrubado os que abominam a cafeína

Cafeína causa desidratação?

A maioria das pessoas que tomam café regularmente, relatam que a cafeína causa um forte efeito diurético, ou seja, você urina mais que o normal. E se você ainda pratica uma atividade física que te faz suar, e não ingeri líquido suficiente, com certeza isso pode ser um problema.

Mas como a maioria das pessoas consomem cafeína vinda do café, do chá preto ou de um pré-treino, a água que eles consomem como parte dessas bebidas faz parte dessa perda de fluidos. Estudos descobriram que uma pessoa de 70 quilos pode beber até 7 xícaras (cerca de 600 miligramas de cafeína) de café por dia sem sofrer um aumento significativo na perda de fluidos.
  • Kovacs, E. M., Stegen, J. H., & Brouns, F. (1998). Effect of caffeinated drinks on substrate metabolism, caffeine excretion, and performance. Journal of Applied Physiology, 85(2), 709-715.
  • Falk, B., Burstein, R., Rosenblum, J., Shapiro, Y., Zylber-Katz, E., & Bashan, N. (1990). Effects of caffeine ingestion on body fluid balance and thermoregulation during exercise. Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, 68(7), 889-892.


Mas se mesmo assim você ainda sentir que está urinando demais e perdendo liquido demais, basta consumir 200ml de água a mais para cada 100mg de cafeína que você consumir

tomar café como pré-treino

Dica importante:

Uma xícara de café tem em média 95mg de cafeína


Cafeína faz mal para o coração?

A maioria dos cardiologistas acredita que o consumo de café está relacionado ao aumento de doenças cardiovasculares. Porém estudos provam que isso não é verdade, em se tratando de um consumo normal de café, é claro.

Um estudo de quase 50 mil bebedores de café não encontrou associação entre a ingestão moderada de cafeína (ajustada em 10 xícaras por dia neste estudo) e doenças cardiovasculares.
  • Frost, L., & Vestergaard, P. (2005). Caffeine and risk of atrial fibrillation or flutter: the Danish Diet, Cancer, and Health Study. The American Journal of Clinical Nutrition, 81(3), 578-582.

Ou seja, o problema não é a cafeína, mas sim a dose. Se você consume entre até 5 xícaras por dia, não terá nenhum problema.

Cafeína é viciante?

Quanto mais você bebe cafeína, maior fica sua tolerância aos seus efeitos, e você acaba tendo que tomar doses maiores para sentir o efeito que sentia antes. Mas se isso acontecer, basta parar de tomar cafeína por alguns dias.
café demais faz mal para quem malha na academia

Dito isto, se você interromper o uso dessa forma abrupta, vai acabar sentindo sintomas de abstinência desta substância, como dor de cabeça, irritabilidade e dificuldade em se concentrar.

A boa notícia é que isso passa rápido, e assim que voltar a consumir a cafeína, vai sentir novamente os efeitos estimulantes e de concentração que sentia antes.
  • McCusker, R. R., Fuehrlein, B., Goldberger, B. A., Gold, M. S., & Cone, E. J. (2006). Caffeine content of decaffeinated coffee. Journal of Analytical Toxicology, 30(8), 611.

Dicas importante

Café descafeinado também contém cafeína!



A legislação diz que quaisquer produtos devem retirar no mínimo 97% da quantidade de cafeína na sua versão descafeínada. Ou seja, ainda sobram 3%. Não é muito mas tome cuidado, pois não é zero. A Universidade da Flórida, em uma de suas pesquisas, encontrou 16mg de cafeína em 500ml de uma bebida com a palavra “descafeinada” no rótulo. É pouco, mas se você está grávida, é alérgico, ou está tomando algum medicamento conflitante com a cafeína pode ter sérios problemas...

Conclusão

A cafeína é um dos mais baratos e eficientes pré-treinos que existem, mas a chave está em saber tomar a dose certa. Seus melhores amigos neste caso, e em todos os outros, são o bom senso e a moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar:

RECEBA POR EMAIL

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Dicas Maromba©Copyright 2012-2017

Este blog é meramente informativo. Não receitamos nenhum tipo de remédio, suplemento alimentar ou droga. Antes de começar qualquer atividade física, faça uma avaliação com um médico. Não tome nenhum suplemento alimentar ou esteróide anabolizante sem indicação de um médico. Seu corpo é seu bem mais precioso. Cuide-se!


Dicas Maromba©Copyright 2012-2017
Receba as novidades por email
Benchmark Email
Powered by Benchmark Email
Tecnologia do Blogger.