7 DICAS PARA EVITAR O EFEITO SANFONA

foto antes e depois do emagrecimento
Parabéns! Você conseguiu, depois de muito esforço e dedicação perder aqueles quilos que queria e agora está feliz com seu corpo e sem nenhuma preocupação, certo? Esse é o problema... Quando atingimos uma meta, depois da euforia, nosso cérebro nos transmite uma sensação de vazio. Ficamos sem objetivo a seguir e acabamos nos desmotivando.

Aqui vão 7 dicas para evitar que você volte para trás e perca tudo que conquistou

Esqueça-se da linha de chegada
mulher se pesando na balançaNão baseie sua meta somente em um número, o da balança ou do seu jeans. Agarre-se também a objetivos comportamentais: Desafie-se a fazer 3 corridas de 10K em um semestre ou a cozinhar mais em casa. Isso terá efeitos de longa duração e ajudará a manter sua boa forma por mais tempo porque estimula a mudança de hábitos – o que não ocorre em mudanças pontuais como uma dieta restritiva.


Faça um registro fotográfico da mudança
sarada tirando selfie do abdomenTire fotos de si mesmo a cada 15 dias e observe quando seu físico parece mais forte ou mais magro. Uma pesquisa realizada em Portugal descobriu que melhorar a imagem do corpo pode motivar você a perder 7% a mais de peso. Para enxergar bem sua transformação corporal, tire  a primeira foto debaixo de luz fria. Ela vai ressaltar o que você quer esconder e mostrar melhor as mudanças positivas na comparação.




Adote metas em miniatura
Além dos objetivos comportamentais de longo prazo, tente se concentrar naquilo que você pode fazer agora para melhorar sua forma. Como descansar o garfo sobre o prato 10 vezes durante cada refeição para comer mais devagar.


Reforce o ânimo
À medida que for perdendo peso, vá listando os benefícios que ganhou com isso e mantenha o arquivo no seu celular: mais energia, elogio das mulheres, etc. Quando não estiver a fim de treinar ou ficar tentado a comer fast food, reveja a lista para se lembrar das vantagens que estará abrindo mão se sucumbir a tentação.


Mude o ritmo
mulher suada após exercíciosDepois de um período de treinamento intensivo, sua mente e seus músculos reagiram melhor a uma atividade completamente diferente. Se você fazia longas corridas, experimente trocar por squash ou uma sessão de musculação. Você vai obter um jato de endorfina enquanto seu corpo se adapta ao novo ritmo.


Drible a fadiga e a preguiça
fisiculturista tirando um cochiloPrevina-se contra a queda de motivação mentalizando uma lista de “ses” e “entões”. Por exemplo: “Se eu não consigo manter o ritmo intenso, então vou só me esforçar para chegar ao topo dessa colina e daí desacelero” ou “Se não estou disposto a treinar hoje, então farei apenas uma sessão mais leve”.


parceiros de treino
Encontre um novo cúmplice
Parte do que o mantém motivado para uma maratona, por exemplo, é a identificação com os outros caras com que você treina. Peça para um amigo corredor orientar você numa prova em que ele é melhor, ou peça para o cara que levanta mais peso que você te ajudar no supino. Pessoas que treinam com um parceiro o motivando, tem uma melhora no rendimento de 20%.

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