QUAIS SUPLEMENTOS DEVO COMPRAR E QUAIS DEVO PASSAR LONGE?


Acontece comigo e creio que aconteça com muitos outros marombeiros: sempre que entro numa loja de suplementos me sinto como uma criança na fantástica fábrica de chocolate! São tantas cores e potes de diversos tamanhos, com os rótulos mais chamativos e com nomes ultra tentadores.
Porém, se pensarmos em quanta grana temos disponível para gastar com suplementos, esse entusiasmo cai repentinamente. 

Já temos os gastos diários com aluguel, carro, cartão de crédito, faculdade, filhos, lazer, contas e mais contas. Gastamos também uma boa fatia do nosso salário para manter uma dieta equilibrada(assim espero). No final dessa equação mirabolante, sobra pouco para deixar no bolso do Willy Wonka bombado.

Aqui vai uma lista dos suplementos em que você deve investir seu dinheiro e daqueles que você deve evitar:

Tribulus Terrestris
QUAIS SUPLEMENTOS DEVO COMPRAR
Derivado da planta Punctura, este suplemento é vendido separadamente ou como ingrediente-chave em muitos dos chamadosboosters de testosterona”. Os comerciantes afirmam que a Tribulus terrestris aumenta a produção de testosterona e, portanto, aumenta a massa muscular e força (para não mencionar a libido). No entanto, um estudo de quatro semanas realizado entre 21 homens jovens saudáveis, publicado no Journal of Ethnopharmacology não conseguiu encontrar quaisquer diferenças mensuráveis ​​nos níveis de testosterona entre os que tomaram o suplemento e um grupo placebo.

Resultado: Guarde seu dinheiro. Tomar este suplemento de ervas poderia diminuir o colesterol bom e causar aumento de mama, diz Mark Moyad, médico e diretor da University of Michigan Medical Center.


Creatina


vale a pena comprar?
Um dos suplementos mais populares de todos os tempos, a creatina é usada para abastecer de energia os músculos, principalmente em exercícios de alta intensidade e de curta duração, como correr e levantar pesos. Ela pode ajudá-lo a trabalhar mais, e recuperar-se mais rapidamente. E quando usada durante o treinamento de resistência, a creatina tem se mostrado eficiente no aumento da massa corporal magra.

Resultado: Vale a pena!

BCAA
vale a pena comprar?
Aminoacidos da cadeia ramificada. Assim com a creatina o bcaa promete impulsionar atividades rápidas, como levantamento de peso e corrida. Assim como a creatina, o bcaa cumpre o que promete, mais a maioria dos estudos deste suplemento foram realizados em ciclistas e não em bodybuilders.

Resultado: Não vale a pena quando se leva em conta a relação custo benefício, já que para se tornar eficiente você terá que tomar doses bastante altas.

Pré-treinos (L-arginina)

vale a pena comprar?

A arginina é um aminoácido que aumenta a produção do seu corpo de óxido nítrico, que serve para aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos para uma maior troca de nutrientes. Chad M. Kerksick, Ph.D., professor assistente de fisiologia do exercício na Universidade de Oklahoma, participou de um estudo da Universidade de Baylor, no Texas, que encontraram um pequeno aumento na força de supino com arginina. Mas um estudo de 2006 publicado no Journal of the American Medical Association descobriu que tomar um suplemento diário com 9 gramas de arginina pode causar ataque cardíaco ou até mesmo a morte em homens com doenças de coração. Esse estudo foi forçado a terminar mais cedo.


Conclusão: Não vale a pena o risco. Os maiores benefícios relatados por quem tomar esse tipo de suplemento (eu nunca usei) são maior força e maior foco. Como vimos acima, o ganho de força é mínimo e o tal “foco” é bastante subjetivo, portanto acho que os efeitos são apenas psicológicos.

Termogênicos

vale a pena comprar?
Os termogênicos aumentam a temperatura corporal e os batimentos cardíacos, o que dá mais disposição e energia para praticar atividades físicas. O sangue circula em velocidade mais elevada pelo organismo e ocorre a dilatação das veias, aumentando seu metabolismo. Assim como o pré-treino, os termogênicos podem causar problemas no coração, principalmente em hipertensos. O grande problema é que muitas pessoas tem problemas de coração e de pressão alta, mas nem tem conhecimento.

Conclusão: Consulte seu médico para saber se você tem algum problema que o impeça de usá-lo. E lembre-se, ajuste primeiro sua dieta para só depois incluir os termogênicos na sua suplementação.



Whey Protein

vale a pena comprar?
Apenas proteína do soro do leite. Ótima fonte de proteína, com baixíssimo teor de carboidratos e gordura. Ideal para refeições rápidas e fora de casa. Mas a relação custo benefício é um tanto quanto ruim. Nenhum estudo relatou problemas no uso do whey protein em indivíduos saudáveis.

Conclusão: Se o bolso estiver em condições, use. Caso a grana esteja curta, invista em uma dieta melhor e em albumina (proteína da clara do ovo é bem mais barata)



Caso você tenha alguma dúvida sobre qualquer outro suplemento não citado na matéria, peça pelos comentários, e será incluído na lista.

27 comentários:

  1. Tenho a mesma dúvida q o Alef Rocha. Respondammmmm

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    1. Meu comentário com o facebook sumiu '-'

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    2. Infelizmente tivemos um problema com o formulário de comentários via Facebook, mas já estamos buscando uma solução.

      Obrigado por ajudar o Dicas de Maromba a melhorar sempre!

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  2. Alef Rocha

    Terei dinheiro apenas para dois suplementos, então...Irei investir todo mês em um Whey e um Hipercalórico(pois sou muitoooo magro, creio que precisarei).

    Compro esses dois mesmo ou acha melhor eu investir em outro(s)?


    Gostaria que falassem da Glutamina e se uma pessoa poderia ter ótimos resultados sem o uso dela.

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    1. Alef,
      A maior parte dos hipercalóricos e maltodextrina ou dextrose, ou seja, açucar puro. O resto é completado com um blend de proteínas do leite, da soja e do ovo. Portanto acho que o hipercalórico pode ser substituído facilmente por comida. O whey protein também pode ser substituido por comida, mas acho que uma forma válida de se conseguir uma boa quantidade de proteína com carbo e gordura bem baixos.

      Minha dieta atual por exemplo chega a ter dias com 200g de proteina sem usar nenhum suplemento, apenas comendo. É possivel sim ter ótimos resultados sem depender dos suplementos, mas se que comprá-los mesmo assim, invista seu dinheiro no whey e guarde o resto para se divertir.

      Vou preparar um post sobre glutamina, obrigado pela dica!

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  3. ZMA, para que serve?

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    1. ZMA é um composto pelos minerais zinco e magnésio e a vitamina B6, é usado para melhor o relaxamento muscular e aumentar a produção de testosterona.
      Em breve farei um post completo sobre o ZMA e se vale ou não a pena tomá-lo.

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  4. Em todo Whey temos BCAA's?

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    1. Toda fonte de proteína, também é fonte de BCAA.
      Ou seja, tem BCAA no frango, na carne vermelha, no leite, no ovo...

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  5. Gostaria que falasse sobre dextrose, malto e waxy maize, abordando as razões para tonar e/ou para não e substituições.

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  6. Você pode me falar sobre o whey protein -proteína concentrada do soro do leite? Esse whey engorda ??

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    1. Já falei sobre ele aqui

      http://dicasdmaromba.blogspot.com.br/2012/07/tudo-que-voce-precisa-saber-para-tomar.html?showComment=1401491992833#c5655005190536652634

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  7. Qual a quantidade de dextrose que se devo tomar, como saber a quantidade? Ex: 1,5 g/kg.

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    1. Eu uso 1g de dextrose por quilo de peso corporal. Não esqueça de descontar as gramas de carbo que seu whey posso ter.

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  8. ola comesei faz uns 5 meses academia comprei whey protein e abulmina mas me surgiu uma duvida a abulmina devo tomar como a noite ou pela manha disso eu sei
    mas quero saber se devo tomar mesmo em dias que nao treino

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    1. albumina vc tem que tomar antes de dormir e por ser uma proteína que não é tão rápida a absorção , quando acordar também, sim tome mesmo nos dias que vc não treina

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    2. Albumina é indicada para tomar a qualquer momento do dia, menos no pós treino. E tome também nos dias que não treina.

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  9. Comecei a  treinar a pouco mais de 3 meses!  Cai no erro de comprar a pouco e pouco suplementos, chegando a usar alguns, com base no que via na net! Pesquisei muito, mas cheguei a conclusao que devo fazer tudo errado!  Até que decidi pedir a vossa ajuda! Quanto a horários de cada suplemento, e quais devo tomar!?  Sou magra, quero massa muscular, "crescer"! Hipertrofia? Treino 4 dias por semana! 

    Os suplementos que tenho sao:  syntha 6, whey protein, Glutamina, creatina, bcaa, multi vitaminas, N.O explode 2! 

    Desculpem  qualquer erro!

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  10. Suplemento nenhum gera hipertrofia. Suplemento nenhum faz crescer. eles fazem exatamente o que o nome diz: eles complementam sua alimentação.

    Syntha 6 é um blend de proteínas, recomendado tomar nos lanches entre as refeições principais.
    Whey é recomendado principalmente no pós treino.
    Gluta, creatina e bcaa são aminoácidos, podem ser tomados em qualquer horário.
    Multi vitamínico pode ser tomado em qualquer horário, é ótimo pois pouquíssimas pessoas conseguem todos os nutrientes de que necessitam apenas com alimentação.
    NO pré treino.

    Desses eu ficaria com o whey no pós treino, a creatina e o multivitamínico. O resto eu dispenso.

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  11. Queria saber sobre a Carnitina, ouvi falar que tem o mesmo efeito dos termogênicos.

    Abner Mendes, 20 Anos

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  12. Este comentário foi removido pelo autor.

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  13. opaa..tenho 174 d altura e 64 kg.me acho bem magro..me indicaram pra começar tomar..whey..bcaa .creatina e mass titanium 17500...mas pra começo ta saindo caro demais..a algum desses q eu poderia retirar da lista ou seria esses mesmo?

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    1. Olá Carlos!
      Sua dúvida é comum a maioria dos iniciantes.
      Você não precisa de nenhum desses suplementos. Você precisa comer mais!
      Monte uma dieta hipercalórica, treine pesado, focado em exercícios compostos que você terá ótimos ganhos.
      Aqui mesmo no Dicas Maromba tem tudo que você precisa saber para começar a crescer com qualidade e saúde.
      Depois que você conhecer seu corpo e o mundo da musculação você será capaz de decidir sozinho quais suplementos podem te ajudar ou quais são apenas marketing.
      Dê uma pesquisada aqui no site. Você vai encontrar tudo sobre como montar uma dieta passo a passo e um ótimo treino completo para iniciantes.

      Bons ganhos!

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  14. Olá, estou treinando a um mês, pretendo eliminar entre 15 a 20 quilos no total, estou bem acima do peso, tenho 1,75 e com 94 quilos, até agora foram apenas 4 perdidos, então estou pensando em comprar suplementos para ajudar nos treinos.

    Pensei em comprar apenas o Whey e a creatina, aconselharia acrescentar mais alguma coisa?

    Obrigada

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  15. Olá, passei 3 meses tomando 1 colher de chá de creatina da ON como pré treino, associado a uma medida de whey também da ON como pós treino gastei uma nota e não senti muita diferença, na verdade foi miníma. Queria saber se você aconselha mudar o suplemento ou então a quantidade?

    Obrigado!

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  16. natasha dias eu aconselharia auma educação alimentar , em termos de suplementação eu aonselharia vc tomar whey e bcaa , e um thermogenico como hydroxycut ou lipo 6

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