DIETA SEM SEGREDO - COMO FAZER O CUTTING PERFEITO


como fazer cuttingComer a cada 3 horas? Não funciona. Evitar carboidratos à noite? Tanto faz. Dieta das proteínas? Bobagem. Quer emagrecer? Pergunte-se como. Achar sua resposta (e segui-la) é o mais importante
Existe a dieta de Beverly Hills: só fruta por 10 semanas (Ashton Kutcher adotou para fazer o papel de Steve Jobs no cinema e foi parar no hospital com sérios problemas no pâncreas), a do tipo sanguíneo: carne liberada para quem tem tipo O, o suposto sangue dos caçadores ancestrais. Tem a do Dr. Atkins: controla carboidratos, libera geral proteínas e gorduras. Tem também da sopa, da lua, do arroz, do alfabeto, das cores...

Na verdade, não há segredo para emagrecer. E também não há milagre. A principal novidade é que discutir qual é a melhor dieta é bobagem. Para a maioria de nós, nenhuma delas funciona. Continue lendo e entenda o porquê.


Primeiramente, vamos desmistificar algumas informações que acabamos tomando como verdade, de tanto que ouvimos dizer por aí:

Mito 1 - "A base da dieta faz a diferença"




Na verdade, tanto faz se a dieta tem base de carboidratos, gorduras ou proteínas: o maior estudo sobre o assunto concluiu que todas se equivalem no emagrecimento a curto prazo e na recuperação do peso a longo prazo. Para a balança, o que interessa é quantas calorias o alimento tem.

 



Mito 2 - "Mulher engorda mais Fácil que homem"


Em média, sim. Mas isso não tem nada a ver com elas serem mulheres. Acontece que homens, por terem naturalmente um volume maior de ossos e músculos, tem o metabolismo mais acelerado. Ou seja: entre uma mulher musculosa e um homem flácido, quem engorda mais fácil é ele.

 

Mito 3 - "O estômago cresce com a barriga"


Só em obesos que comem quantidades colossais. Logo, é mito que para emagrecer é preciso comer menos até o estômago diminuir e "pedir" menos comida. O que engorda a maioria é beliscar itens de alta concentração energética e ir acumulando calorias extras.

 



Mito 4 - "Tomar suco natural ajuda no regime"


Não ajuda e pode atrapalhar. O problema dos líquidos que não sejam água (refrigerante, suco, cerveja etc.) é que suas calorias não são devidamente computadas pelo seu corpo. "Nosso organismo não tem a mesma capacidade de identificação de saciedade com líquidos e sólidos", diz Patrícia Jaime.

 



Mito 5 - "Carboidrato à noite engorda"

carboidrato à noite engorda?



Não há fundamento científico que mostre isso. A crença seria de que comendo carboidrato à noite a pessoa armazenaria energia mais facilmente porque vai repousar e o metabolismo cai. Na verdade, o que vale é o balanço das calorias ingeridas e queimadas nas 24 horas anteriores.

 



Mito 6 - "Dormir pouco dá fome"



Em tese, a falta de sono diminuiria o nível do hormônio da saciedade (leptina) e aumentaria o da fome (grelina). Mas ainda há muito que se estudar, já que uma das consequências de estar acima do peso é ter sono ruim. Assim, não é dormir pouco que abre o apetite, mas o contrário.

 

Mito 7 - "Comer de 3 em 3 horas ajuda"

comer de 3 em 3 horas

 Ajuda a comer menos nas refeições. Mas daí a acelerar o metabolismo vai uma distância. Para a OMS, não há evidências de que fracionar as refeições diminua o risco de engordar. Ao contrário: o hábito faz com que você perca o controle nas refeições intermediárias.

 



Mito 8 - "Remédio pra emagrecer funciona"

Remédio pra emagrecer funciona


Além de efeitos colaterais, como irritação, insônia, taquicardia, quando você para de tomar o remédio, o apetite aumenta. Outro caso são os remédios irresponsavelmente prescritos que causam disfunções na tireoide, glândula que regula o metabolismo.

 


Mito 9 - "Carboidrato não sacia"

Carboidrato não sacia


Não. Todos os alimentos dão saciedade. Os carboidratos têm sido vilanizados porque se conclui que os do tipo simples (pão e arroz branco, batata, açúcar) desequilibram o organismo. Mas basta consumi-los com moderação.





 

A dieta no seu corpo

Cortar calorias de uma hora para outra é roubada: além de o organismo começar a poupá-las, fica preparado para engordar rapidamente assim que você caia em tentação.

A grande novidade no mundo das dietas não é nenhum regime revolucionário. É a publicação, no New England Journal of Medicine, dos resultados do maior experimento já feito na área, coordenado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard. Eles estudaram 811 pessoas com sobrepeso e as dividiram em grupos que, ao longo de dois anos, adotaram 4 dietas diferentes - todas eram balanceadas e saudáveis, mas diferiam nas porcentagens de proteína, carboidrato e gordura. Ao fim do programa, os seguidores dos 4 planos perderam a mesma média de peso: 4 quilos. Conclusão? Não importa o que você coma, o que emagrece é ingerir menos calorias. Aliás, dietas malucas podem até engordar.

A notícia é boa. Significa que não é preciso deixar de comer o que gosta, basta comer

menos. O corpo pode até reagir diferente a diferentes nutrientes, mas a pesquisa confirmou que, na prática, o que pesa na balança é o que já tinha sido descoberto em 1850, com a 1ª lei da termodinâmica: colocando pra dentro menos energia (no caso, calorias) do que gasta, você emagrece; colocando mais, engorda; colocando igual, mantém o peso.


Como você funciona

O carboidrato é o principal combustível do corpo. Suas sobras são estocadas em pequena quantidade e transformadas em glicogênio. Como o glicogênio retém água, e isso ocupa espaço, é mais vantajoso para o corpo se livrar do carboidrato e armazenar outro nutriente: a gordura. Ela é armazenada desidratada, ou seja, tem mais calorias em menos espaço e, na prática, pode ser estocada sem limite. Eis o porquê de aquele pneuzinho crescer devagar, mas sempre. No espelho, uma derrota; na evolução, uma estratégia que garantiu a reprodução de vários genes. Já as proteínas são os tijolos do organismo: usadas para construir células, não estão livres para virar energia.

O que acontece se você passar a comer muito pouco? Vai gastar as calorias do alimento recém-consumido e, como não será suficiente para sobreviver, vai começar a gastar as reservas. Isso é emagrecer. O corpo usa primeiro o glicogênio, depois aproveita a gordura, e, se você continuar de boca fechada, pede um reforço extra para as proteínas, ou seja, seus músculos.

Durante a dieta, como o corpo recebe menos energia a cada dia, a reação não tarda. "É a reprogramação metabólica, a estratégia do organismo para sobreviver numa guerra", diz Patrícia Jaime, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. A lipase, enzima que regula o armazenamento de gordura, fica superativada. Também diminui o hormônio que nos deixa saciados (leptina) e aumenta o que nos dá fome (grelina). Lembre-se: seu corpo faz tudo para que você coma.

Moral da história: num regime bravo, a fome pisa no acelerador, a saciedade no freio e, mesmo com a restrição de calorias do início da dieta, o ritmo de emagrecimento estagna. Esse é o "platô da dieta", o ponto em que muita gente se frustra e volta à comilança, que vira gordura mais rápido do que antes. É o efeito sanfona, o sistema que faz você engordar mais a cada dieta frustrada.

Dieta X Maromba

Há também a questão do exercício: para a OMS, há evidências convincentes de que eles não emagrecem. Mas, como hábito ao longo da vida, são ótimos para regular o peso. Não só pelo esforço mas pelo resultado: músculos consomem mais energia para se manter do que o tecido gorduroso. Ou seja: se você tiver um corpo sarado, vai gastar calorias mesmo se não estiver fazendo nada.

Caso você já seja magro e esteja na maromba para “crescer”, você precisa de uma dieta de Bulking, ou seja, aumentar sua ingestão de calorias, para que essa energia extra seja convertida em músculos. E isso só é conseguido pegando pesado na academia!
Mas isso será melhor explicado em outro post...

Vamos voltar a dieta de cutting...


A dieta na sua mente

Uma dieta que nos afaste totalmente da nossa rotina alimentar, por exemplo, tem pouca chance de ser mantida. "Sempre que você tem um cardápio com alimentos que não fazem parte do seu dia-a-dia, é claro que você vai largar a dieta", diz o endocrinologista Márcio Mancini, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. "O que funciona é a reeducação alimentar. Aprender a comer de um jeito que você seja capaz de manter sempre", diz Mancini.


É proibido proibir

Emagrecer também consiste em se livrar de conceitos de certo e errado. "As dietas costumam se basear na noção de que alguns alimentos são bons e outros são ruins", diz Carol Munter, psicoterapeuta americana autora do best seller: Overcoming Overeating. "Quando uma comida é proibida, torna-se especial e nós a queremos. Já quando ela é permitida, ‘legalizada’, podemos relaxar", completa. 

Conclusão
Veja bem: ninguém disse que, porque a reeducação alimentar pode dar resultados bons a longo prazo, ela vai funcionar. Tudo vai depender da sua disposição para mudar hábitos, do meio social em que vive, de um acompanhamento médico e nutricional individualizado e de fatores emocionais.

Continuação
Continue acompanhando nosso especial DIETA SEM SEGREDO:





Fontes:

Coma, Beba e Seja Saudável
Walter Willet, Campus, 2004.

Rethinking Thin
Gina Kolata, Farrar, Straus and Giroux, 2007.

Dieta do Mediterrâneo
Org. Rolf Zelmanowicz, Equipe ABC da Saúde, 2005.

www.who.int/topics/obesity/en/
Obesidade e Dieta segundo a Organização Mundial da Saúde.

Revista Superinteressante
Maio,2009


47 comentários:

  1. Legal o post, mas não atendeu ao título. Não mostrou como fazer o cutting perfeito, só noções gerais sobre emagrecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oq seria o cutting? emagrecer, neh! Como vc nao entendeu o titulo?
      O cutting praticamente e voce ingerir menos caloria doque gasta!

      Excluir
    2. que cutting é emagrecer o que? Cutting é a perda de gordura, preservando a massa magra, logo cutting não é emagrecer e sim retirar a gordura do corpo, logo é feito por pessoas que tem músculos, porem eles n aparecem como o desejado, assim necessário uma dieta para perder essa gordura que impede o aparecimento dos músculos. Então não é uma dieta para qualquer pessoa fazer e sim para as que já fazem exercícios de hipertrofia. Então não confunda cutting com emagrecer, pq a dieta acima é de emagrecimento, onde se perde tanto massa magra quanto gordura, oq não acontece com o cutting!

      Excluir
    3. Mais um post bosta que qualquer criança escreveria... O QUE OS MAROMBAS QUEREM É EXPLICAÇÃO DE COMO FAZER UM CUTTING, OU SEJA, DIETA PARA DIMINUIR O PERCENTUAL DE GORDURA E MANTER O MÁXIMO DE MASSA MAGRA E NÃO EMAGRECER... QUALQUER MERDA EMAGRECE......

      Excluir
    4. A priscilla falou tudo ! estão confundindo as coisas. perder peso pros marombas de verdade é muito fácil , não é nada comparado com a rotina de exercício intenso que eles fazem . O difícil é PERDER GORDURA SEM PERDER A MASSA MAGRA ( CUTTING )

      Excluir
    5. Começou a discussão sobre cutting! Ai mds, cutting gente nada mais é a ingestão/redução de carbos quase total, e uma maior ingestão de proteínas, entenderam agora! ;)

      Excluir
    6. Começou a discussão sobre cutting! Ai mds, cutting gente nada mais é a ingestão/redução de carbos quase total, e uma maior ingestão de proteínas, entenderam agora! ;)

      Excluir
  2. concordo com o outro anonimo, entrei no link em busca de uma coisa, porem ainda tenho o que procuro sem resposta, nao gostei do que li apesar de ser informativo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Também com os Post,não tem nada sobre o Título.

    ResponderExcluir
  4. Mude o título, ou faça um post mais completo.

    ResponderExcluir
  5. falou falou e não falou merda nenhuma! todo mundo sempre soube que a menor ingestão de calorias cria o deficit que aciona os depositos. obviamente que ninguem quer apenas afina, quer afinar e manter a massa magra!! é possivel comer 2000 kcal só de carbo! mas como fica o resto??? balancear é necessario não só pra emagrecer, para priorisar o emagrecimento!!!

    ResponderExcluir
  6. dicas bacanas mas concordo com os 450 anonimos a cima, aprenda a criar títulos porra!
    Quer infartar nóis :!?

    ResponderExcluir
  7. só falou balela sou formado em nutricionismo e nunca vi tanta abobrinha na minha vida cada corpo funciona de uma forma diferente...

    ResponderExcluir
  8. OK ENTENDI ... E O RESTO,COMO MONTAR A DIETA? CRI CRI CRI CRI CRI KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Deixem de ser medíocres, se você foi atraído pelo título "Como fazer o Cutting Perfeito", e achou que encontraria algo pronto, que seria só por em prática e ficaria trincado ... me desculpe, mas você é burro pra caralh*. O outro ali cantando de galo, que é formado em nutricionismo e etc, mas só fala bosta. O autor do post quis passar noções de como fazer um "Cutting". Até porque que faz o Cutting perfeito é você! O seu plano pra um Cutting, pode não funcionar pra mim, e vice versa. A questão do post é de interpretação. Aproveita os bons conhecimentos que o post passa e monta o seu. Ou se preferir, marca uma consulta com o Nutricionista babacão ai de cima, ele deve manjar muito desses paranauê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, anônimo. Se todos pensassem como você teríamos bem menos frangos lotando as academias e os comentários...

      Excluir
    2. Obrigado, Dicas de Maromba! Parabéns a vocês, pelo excelente trabalho. Estou sempre acompanhando.

      Excluir
    3. O anônimo que fez o texto mal escrito e com vários erros de português e concordância está se achando!! Realmente falou algumas coisas com sentido, porem, óbvias. E quanto ao dono da page, me desculpe, mas se é assim que você trata quem vem aqui te dar popularidade e acessos para um página melhor, já da pra imaginar o que pensa sobre respeito! Todos querem aprender, e alguns não tem noção básica de como fazer. Então vamos ser mais cordiais e ajudar uns aos outros!! Fica a dica!!
      E não menos importante, parabéns pela page!!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. É porque sempre da certo hein ? marcamos com nutricionistas e depois de meses ja vemos os resultados. Babaca e você franginho Graças aos Nutricionistas temos o corpo que queremos e uma boa alimentação !

      Excluir
    6. É porque sempre da certo hein ? marcamos com nutricionistas e depois de meses ja vemos os resultados. Babaca e você franginho Graças aos Nutricionistas temos o corpo que queremos e uma boa alimentação !

      Excluir
  10. Ótimo texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. quando eu cheguei no mito 9 eu parei de ler... carboidrato é o que mais sacia... num sabia nem que havia esse mito...

    ResponderExcluir
  12. Que porra de vacilação é essa !!?? Mude o título do post, apesar de mostrar noções de emagrecimento, isso é a base. Pensei que teria algum exemplo de alimentação, treino, etc.. Achei simples demais, não atendendo o próprio titulo, mas o texto está bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Comentar em blogs bota peito pra fora?! rsrsrsrs

      Excluir
  13. Post bacana,mas e o cutting para os marombas? Rs

    ResponderExcluir
  14. Legal o post mas fala umas besteiras, como comer carbo anoite influência sim, já existem várias pesquisas sobre substituir o carbo por gorduras e proteínas anoite é mais eficaz durante o cutting

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.
      Mas também existem várias outras pesquisas que dizem o contrário...
      Em qual acreditar? Não sei!
      O que tentei mostrar no post, é que não adianta seguir "regrinhas" pré estabelecidas. Dá pra fazer um bom cutting sem ter que comer de 3 em, 3 horas ou comendo carbos a noite, entendeu?

      Excluir
  15. Só falou merda hahaha. Desde quando comer de 3 em 3 horas não serve pra nada? A OMS não falou nada do q vc citou. Comer de 3/3 horas evita catabolismo muscular e consequentemente aumenta o metabolismo basal.
    Tem cada bobagem escrita ai que nemconsegui ler tudo, vai que é contagioso hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acha mesmo que seu corpo vai entrar em catabolismo se ficar sem alimento por apenas 3 horas?!?!
      O mal da galera é achar que é fisiculturista profissional....
      A maioria de nós, que treina apenas como hobbie, não precisa seguir treinos e dietas de atletas profissionais, afinal, temos objetivos diferentes.
      O que a mulecada precisa entender que dá pra fazer um bom cutting sem ter que abdicar de alguns prazeres, ou mudar sua rotina drasticamente, ou se entupir de suplementos.

      Excluir
  16. Não lembro de ter falado que é necessário se entupir de suplementos. Mas sim, o corpo entra em catabolismo após 3 horas sem comer. Estude mais, leia mais. Vc por acaso tem diploma de ensino superior? Eu tenho. Não é preciso ser fisiculturista para saber essas coisas.
    E digo novamente, a OMS não disse nada disso para vc cita-la.
    Um treino como hobbie funciona basicamente como quem treina profissionalmente, só que em nível diferente. Porém, ocorrem os mesmos processos fisiológicos. Repito, leia mais antes de falar bobagens. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não entendeu, ou não que entender, o que eu disse.
      Quando falei dos suplementos, era apenas um exemplo das consequências do que a falta de informação provoca nos praticantes de musculação.

      Existem sim muitos outros fatores envolvidos no assunto "comer a cada 3 horas", como o balanço de nitrogênio e os níveis de insulina. Mas esse não era o objetivo do post. O objetivo, se você não entendeu, é mostrar que mesmo quem não pode comer de 3 em 3 horas, devido ao trabalho, estudo, transito ou qualquer outro fator, também pode perder peso. O importante é o balanço calórico ao final do dia.
      Se você fizer 6 refeições de 500 kcal, na balança, vai ser a mesma coisa se você fizer 3 refeições com 1000 kcal.

      Como você mesmo disse entre um entusiasta da musculação e um atleta profissional, os processos fisiológicos são os mesmos mas EM NÍVEIS DIFERENTES. Nós não treinamos como eles, não nos alimentamos como eles. Não tomamos as mesmas drogas nem nos recuperamos como eles.

      Não estou aqui para ficar "cagando regras", muito pelo contrário. Estou tentando desmistificar o esporte, principalmente para quem é iniciante.

      Leio muitos artigos, e conheço a prática. A maioria das coisas que escrevo aqui já testei nesses quase 14 anos praticando esse esporte. Tento dar DICAS para quem está começando na maior boa intenção.

      Leia, e se gostar experimente acrescentar no seu treino ou na sua dieta. Se não gostar, não inclua no seu treino e tchau, abraço!

      E só a título de curiosidade, Estou terminando minha segunda graduação.

      Excluir
    2. Com tanto prouni e eja da vida... Não sei como um cara fica se gabando por ter DIPLOMA DE ENSINO SUPERIOR!!! Superior de C# é Rol# !!!!! Passar bem!!

      Excluir
    3. Cara,
      Tu é chato pra C^*%#%$ .pelo amor hein ..vai encher saco em outro site...

      Bixo chato da porra!

      Excluir
  17. Estou pronto para começar um cutting, e essa informações vão ser muito importantes!
    Achei estranho o o titulo em relação ao texto, mas depois de ter lido, entendi a proposta!

    ResponderExcluir
  18. Bem fraquinho o post... parece reportagem de programa matinal da globo, ensinando a gordinho leigo a se alimentar.
    E tem muitos pontos que eu discordo, principalmente a parte de fracionar a ingestão de proteinas para o corpo durante o cutting, deve se fazer isso para manter o fluxo de proteinas no corpo r de aminoacidos na corrente sanguinea para "proteger" os musculos na fase cutting, pelo fato do deficit calorico e baixo carbo, o cutting não é só para se emagrecer a moda kralho, devese se preocupar em não perder massa magra nessa fase tmb.

    ResponderExcluir
  19. Soh olhar a fonte já da pra ver que não eh confiável, a super interessante sempre com uma reportagem preguiçosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De 5 fontes usadas você só se ateve a uma...

      Excluir
  20. Post mais retardado que eu já vi...

    ResponderExcluir
  21. Muito Bom! Ai está o veneno de uma verdadeira dieta!

    ResponderExcluir
  22. O texto é pífio. Não estabelece nenhum diálogo com a literatura. Na superfície dos argumentos, nota-se um patrulhamento ideológico, validado por determinado "censo comum". O conteúdo negligencia o objetivo do texto, estabelecendo incoerência com o título supracitado. O contexto de produção despreza conhecimentos historicamente acumulados sobre saúde e exercícios. Desprovido de informações sustentadas, é irrelevante e não convence.

    ResponderExcluir
  23. Tem gente que critica tanto, ninguém é obrigada a ler se não lhe interessa o assunto, achei o post muito interessante esclarece muitas dúvidas sobre dietas e seus mitos, tem gente que se confunde e fica fazendo intriga pq não consegue entender. Primeiramente se é tão sábio para ficar criticando os outros, é pq entende mto do assaunto e não precisaria estar lendo sobre o mesmo, e segundo já tem um ditado que diz "PRA BOM ENTENDEDOR OU PARA PESSOAS INTELIGENTES, MEIA PALAVRA BASTA"!
    Achei o Post bem interessante pois é real mta gente se pira em várias dietas malucas, mas na real se reduzir calorias e trocar alguns alimentos por versões mais saudáveis já vai fazer a diferença, e uma coisa leva a outra, se ir devagar tbm terá resultados, não adiata por os pés pelas mão mudando td, a pessoa acaba desanimada , estressada. A verdade é toda dieta é valida desde que não se torne uma tortura e a partir dos primeiros resultados passamos a entender que vale a pena alguns sacrifícios,a partir dai temos mais motivação para continuar.Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  24. Tem gente que critica tanto, ninguém é obrigada a ler se não lhe interessa o assunto, achei o post muito interessante esclarece muitas dúvidas sobre dietas e seus mitos, tem gente que se confunde e fica fazendo intriga pq não consegue entender. Primeiramente se é tão sábio para ficar criticando os outros, é pq entende mto do assaunto e não precisaria estar lendo sobre o mesmo, e segundo já tem um ditado que diz "PRA BOM ENTENDEDOR OU PARA PESSOAS INTELIGENTES, MEIA PALAVRA BASTA"!
    Achei o Post bem interessante pois é real mta gente se pira em várias dietas malucas, mas na real se reduzir calorias e trocar alguns alimentos por versões mais saudáveis já vai fazer a diferença, e uma coisa leva a outra, se ir devagar tbm terá resultados, não adiata por os pés pelas mão mudando td, a pessoa acaba desanimada , estressada. A verdade é toda dieta é valida desde que não se torne uma tortura e a partir dos primeiros resultados passamos a entender que vale a pena alguns sacrifícios,a partir dai temos mais motivação para continuar.Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  25. aí voce lê o post até o final depois de absorver 10g de pura babaquice e acha um anuncio pra calcular o peso ideal com altura e KG.GENTE ! PESO IDEAL É % DE GORDURA ALIADO COM MASSA MAGRA.

    ResponderExcluir
  26. As técnicas do cutting mesmo que bom, não veio. Fazer bulking todo marombeiro sabe, mas o cutting é perigoso e precisa de técnica e cuidado. Ficou faltando a orientação específica, pois o pessoal dos comentários aqui, estão achando que cutting é o processo de emagrecimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...