3 MITOS SOBRE A CREATINA DETONADOS

A creatina é um suplemento alimentar um tanto quanto polêmico. Muitas dúvidas pairam na cabeça dos iniciantes em relação ao uso da creatina. Muitos ficam receosos em usá-la, achando que terão fortes efeitos colaterais. Muito desse temor se deve ao fato de a creatina ter sido, há até bem pouco tempo, proibida no Brasil. (seu uso só foi liberado pela ANVISA em 2010).
Mas o Dicas de Maromba vai te mostrar que a creatina é bastante segura e que você pode tomá-la sem medo.



 
É um Esteróide?

a creatina é um esteróide anabolizante?
Os esteróides anabolizantes são análogos sintéticos do hormônio masculino testosterona, e são ilegais se você não possuir receita médica. Portanto, você não vai entrar numa loja de suplementos, escolher nas prateleiras o seu anabolizante preferido e sair de lá feliz e contente. Esteróides anabolizantes sem receita são obtidos no mercado negro. A creatina, por outro lado, é um suplemento alimentar legal que é amplamente disponível e facilmente obtido (até supermercados vendem creatina) e creatina não é uma substância proibida e é considerada esmagadoramente segura para adultos saudáveis.

Será Que A Creatina Causa Danos Nos Rins?

 

a creatina causa problema nos rins?
Como com qualquer suplemento, é altamente aconselhável que você consulte seu médico antes de iniciar qualquer tipo de protocolo de creatina, porém vários estudos têm mostrado creatina é segura para adultos com função renal saudável, mesmo quando usado por muito tempo. Quaisquer relatos de creatina causar danos nos rins é muito provável que seja a partir de usuários que não conheciam uma condição de saúde pré-existente.

 

 

 

Creatina Vai Causar Cãibras Musculares Ou Lesão?

 

creatina tem efeitos colaterais?
Este é talvez o mito de creatina mais proeminente entre os atletas. É uma falácia e algo que se repete tanto que as pessoas sem nenhum conhecimento prévio da creatina geralmente e infelizmente aceitam como verdade.
Se um atleta que passa usar creatina tem uma cãibra muscular, vai logo apontar o dedo para o uso de creatina, quando, na realidade, a cãibra é mais provável, devido à falta de hidratação, o equilíbrio eletrolítico desregulado, ou uma variedade de outros fatores que podem resultar em câimbras.
Em um estudo recente e muito grande (cerca de 1500 participantes), a suplementação de creatina não resultou em aumento da incidência de cólicas ou câimbras entre os atletas. Na verdade, os grupos que utilizaram creatina na verdade sofriam menos de dores do que o grupo que não usava creatina.
Em uma veia similar, muitos atletas acreditam erroneamente que a creatina vai aumentar o risco de lesão. No entanto, os estudos tem demonstrado que a creatina não aumenta a probabilidade de lesões.

 
Muito pelo contrário, na verdade, um estudo realizado com 72 jogadores de futebol americano descobriu que os atletas que usam a creatina experimentaram menos cãibras musculares, rigidez muscular, distensões musculares, desidratação e lesões totais.
Talvez ainda mais interessante é um estudo de 2001 que mostrou que a suplementação de creatina ajuda a acelerar a recuperação de um membro fraturado.

Conclusão

Se consumida da maneira correta, com recomendação médica, a creatina só vai lhe trazer benefícios. Esqueça os preconceitos e fique forte!
 


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...