FIQUE MUSCULOSO COMENDO BANANA



A banana é uma ótima opção como lanche entre as refeições, já que é fácil de carregar e não precisa de nenhum utensílio para consumi-la. Veja agora os benefícios da banana na vida do marombeiro




Para quem malha
A fruta é um alimento rico em carboidratos, que fornecem energia ao organismo, e contém potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos. “Na banana, a vitamina B6 é encontrada em boa quantidade e está ligada ao gasto energético, auxiliando a manutenção da velocidade do metabolismo e evitando a perda de massa muscular”, diz a nutricionista Érica de Souza, do hospital Albert Einstein.

Para quem está de dieta
Por ser rica em fibras, a inclusão da banana na dieta ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo. Além disso, é uma fruta de baixo índice glicêmico, que não apresenta quantidade exagerada de calorias e contém vitamina B6, substância indiretamente ligada ao controle de apetite – ela estimula a síntese de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem-estar e redução da ansiedade.

shake de proteína sabor banana
Vitamina pré e pós-treino
Quando a banana começar a amadurecer demais, corte, coloque em um recipiente e congele. Antes de malhar, retire do freezer e bata no liquidificador com um copo de leite. Ela estará escuras pela ação enzimática, mas os nutrientes são preservados. A vitamina vai dar mais energia para treinar, e a ingestão de proteína (vinda do leite) pré-treino já vai disponibilizando os aminoácidos para recuperação muscular. “Algumas pessoas podem se sentir pesadas com esse shake antes de malhar. Nesse caso, também vale beber depois do exercício, já que o carboidrato e o leite, respectivamente, ajudam a recuperar o glicogênio muscular e favorecem o ganho de massa magra”, explica Lenycia Neri, nutricionista da Nutri4Life Consultoria em Nutrição, em São Paulo.

Existem vários tipos de bananas, mas eu costumo consumir dois tipos:

Banana-prata
Ela tem a polpa menos doce e uma textura mais consistente, por isso também é indicada para fritar, pois não se desintegra com o calor. Sua durabilidade é maior se comparada aos outros tipos, e é uma boa opção para os lanches entre as refeições.
1 unidade = 89 calorias, 22,8 g de carboidratos, 1,3 g de proteínas,
0,3 g de gorduras, 370,0 mg de potássio

Banana-ouro
De cor amarelada, tem o gosto mais adocicado, com textura consistente, e é a menor de todas as bananas. Ideal para sobremesa, com aveia e mel.
1 unidade = 159 calorias, 36,8 g de carboidratos,
2,4 g de proteínas,
0,2 g de gorduras,
143,9 mg de potássio


Fonte: revista men’s health – agosto 2012

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